Home História Google desativa gerador de imagens IA Gemini após comportamento racista
HistóriaNotíciasTecnologia

Google desativa gerador de imagens IA Gemini após comportamento racista

Share
Share

Poucos dias após lançar sua nova inteligência artificial, intitulada Gemini 1.5, o Google voltou atrás e suspendeu o recurso de gerar imagens após os usuários apontarem na internet um comportamento extremanente racista por parte da IA, que simplesmente se recusa a criar imagens de pessoas caucasianas – substituindo por uma ‘versão com diversidade’.

“Certo, mas e qual o problema nisso?” muitos estão se perguntando, a questão é que ao questionada para gerar imagens de figuras histórias, Google Gemini se recusa a fornecer respostas precisas somente quando se trata de pessoas com etnia branca – principalmente se forem do sexo masculino.

Por exemplo, diversos usuários solicitaram para Google Gemini criar imagens históricas de vikings, a ferramenta gera imagens com pessoas de praticamente todas as etnias menos pessoas brancas – que como todos sabem se trata da raça que dominou a Europa da Antiguidade a Idade Média.

Vikings pelo Google Gemini

Foram preciso inúmeros casos – compartilhados na internet – para que o próprio Google suspendesse a ferramenta anunciando que ‘buscaria melhorias’. Mas a questão parece ser muito mais profunda que apenas um erro de sistema. Como muitos usuários apontaram via X o Google há alguns anos modifica deliberadamente seu algoritmo para oferecer respostas que contenham ‘maior diversidade’ do que exatidão.

O ruim disto é que a verdade fica em segundo plano, e justamente quando a inteligência artificial começa a criar fotografias e vídeos tão realistas que muitas vezes passam batidos como uma verdade universal para muitos usuários – que não fazem ideia que o conteúdo foi gerado em poucos segundos por uma máquina que possuí um código para alinhar o conteúdo com políticas de diversidade racial, sexual, social, etc.

O perigo aqui é a história real humana ser apagada para dar lugar a uma versão politicamente correta dos dias atuais. Até hoje por exemplo nunca existiu um papa mulher ou de raça negra, porém a inteligência artificial do Google se recusa a criar uma imagem de um papa homem branco – que como todos sabemos se trata de 100% dos casos através de milhares de ano da existência da Igreja Católica.

Papa criado pelo Google Gemini

É um verdadeiro crime contra a humanidade que está sendo perpetuado pelo Google, que pela reação de muitos funcionários da empresa, faz este tipo de preconceito de propósito em nome da diversidade.

Outro grande problema é o próprio Google, ou Alphabet, como uma das maiores empresas do mundo ter lançado um produto tão falho – que precisou ser desativado em poucos dias. O que mostra, como apontou Elon Musk em sua rede social, que o Google sem dúvidas deixou de ser uma empresa confiável para se tornar parte de um problema maior, atuando na repressão de informação e (por incrível que pareça) contra a verdade – por mais difícil que ela seja. E quem diminuí o problema não faz ideia dos desdobramentos desastrosos que a política de diversidade do Google pode causar, pois apagar o passado somente fará a humanidade esquecer de seus erros e defeitos – que nos fizeram evoluir até hoje.

‘Rei da Inglaterra comendo melancia’ por Google Gemini

Triste.

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles
CiênciaEducaçãoNotícias

Estudo descobre novo grupo sanguíneo e desvenda mistério meio século

Um mistério que intrigava cientistas há mais de cinco décadas finalmente foi...

CiênciaNotícias

Santa Teresa de Ávila surpreende após exumação

Em um evento que tem intrigado tanto a comunidade religiosa quanto a...

EsportesModaNotícias

Após viralizar na Coreia, Guarani prepara camisas ao estilo K-Pop

O Guarani, tradicional clube de futebol de Campinas, está prestes a lançar...

AstrosFilmesNotícias

Brad Pitt vai estrelar último filme de Quentin Tarantino: The Movie Critic

Brad Pitt foi escolhido para estrelar o último filme do renomado diretor...

FilmesNotícias

Sonic 3 anuncia retorno de Jim Carrey como Robotnik

Sonic 3 está de volta com novidades e através das mídias sociais...

FilmesNotícias

Nova Supergirl será vivida por atriz de A Casa do Dragão

O filme “Supergirl: Woman of Tomorrow”, baseado na aclamada série de quadrinhos da...

MúsicaNotíciasTecnologia

Spotify retira músicas de Djavan, John Lennon e outros grandes nomes para protesto dos ouvintes

Canções de grandes nomes da música mundial, entre eles lendas da MPB...

GamesNotícias

Palworld desperta fúria de fãs de Pokémon, mas se torna sucesso absoluto

Criaturas fofas lutando em um mundo aberto? Jä vimos esse enredo antes…