O Buzzfeed postou um artigo com imagens por uma plataforma de IA recriando personagens Disney no estilo de Tim Burton. Os resultados retrataram Elsa de “Frozen” e a Princesa Aurora de “A Bela Adormecida” como se fossem as estrelas de “Noiva Cadáver” e outros filmes do cineasta.
Em uma entrevista recente ao The Independent, Burton reagiu com horror às recriações de IA de seu estilo característico. “Eles fizeram a IA fazer minhas versões dos personagens da Disney”, disse Burton.
“O que isso faz é sugar algo de você”, continuou ele. “Isso tira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma.”
“Não consigo descrever a sensação que isso lhe dá. Isso me lembrou de quando outras culturas dizem: ‘Não tire minha foto porque isso está tirando sua alma’”.
Quem não passou muitos anos desenvolvendo sua arte pode achar ‘frescura’ o comentário de Burton e outros criadores, mas não há dúvidas que copiar o estilo de um artista com inteligência artificial é praticamente pirataria. E não somente nas artes visuais, já que até mesmo a indústria da música já está explorando a inteligência artificial para ‘recriar’ canções de artistas que já morreram.
Wes Anderson , outro cineasta com uma linguagem singular, também já comentou o assunto durante sua turnê de imprensa “Asteroid City”:
“Se alguém me enviar algo assim, eu imediatamente apago e digo: ‘Por favor, desculpe, não me envie coisas que as pessoas estão fazendo comigo’”, disse Anderson em entrevista ao The Times de Londres. “Porque não quero olhar para isso e pensar: ‘É isso que eu faço? É isso que quero dizer?’ Não quero ver outra pessoa pensando muito sobre o que tento ser porque, Deus sabe, eu poderia então começar a fazer isso.”
Burton está atualmente divulgando uma nova exposição de arte de seu trabalho, que será lançada no Museo Nazionale del Cinema, em Torino, no próximo mês.
Leave a comment