Morreu nessa segunda-feira (19) Terry Hall, o vocalista do The Specials, aos 63 anos. A causa da morte não foi revelada. O Twitter oficial da banda que era liderada por ele desde 2008, publicou a seguinte mensagem:
“É com grande tristeza que anunciamos o falecimento, após uma breve doença, de Terry Hall, nosso lindo amigo, irmão e um dos mais brilhantes cantores, compositores e letristas que este país já produziu.
Terry era um marido e pai maravilhoso e uma das almas mais gentis, engraçadas e genuínas. A sua música e as suas performances encapsulavam a própria essência da vida… a alegria, a dor, o humor, a luta pela justiça, mas principalmente o amor.
Ele fará muita falta para todos que o conheceram e amaram e deixa para trás o dom de sua música notável e profunda humanidade. Terry costumava deixar o palco no final dos shows que reafirmavam o sentido da vida do The Specials com três palavras… “Amor, amor amor”. O texto termina pedindo para que a privacidade dos familiares e amigos seja respeitada nesse momento.
O The Specials surgiu em 1979 e foi o grande expoente do movimento britânico conhecido como 2 Tone – fusão da música ska jamaicana tradicional com elementos de punk rock e música new wave. Após algumas mudanças iniciais, a primeira formação estável do grupo consistia em Terry Hall e Neville Staple nos vocais, Lynval Golding e Roddy Radiation nas guitarras, Horace Panter no baixo, Jerry Dammers nos teclados, John Bradbury na bateria e Dick Cuthell e Rico. Rodriguez na buzina. Sua música combina um “ska dançante e uma batida rocksteady com a energia e atitude do punk”. As letras eram marcadas por uma “postura política e social mais focada e informada”. Em uma época marcada pelo racismo e crescimento da extrema direita, efeitos da crise econômica por que passava o Reino Unido na época, a banda era formada por integrantes brancos e negros.
O primeiro álbum dos Specials, que levava apenas o nome da banda como título, foi bastante influente, inspirando das bandas de ska punk de meados dos anos 90 até Amy Winehouse. Desse disco saíram ‘A Message to Rudy’, ‘Gangsters’, ‘Concrete Jungle’ e o cover de ‘Monkey Man’, da banda jamaicana de ska Toots & Maytals.
O disco seguinte, “More Specials”, de 1980, teve um sucesso ligeiramente abaixo do antecessor, mas ainda ocupou boas posições nas paradas. A banda teria um grande êxito em 1981 com o single “Ghost Town”. A faixa se manteve em primeiro lugar por três semanas no Reino Unido, totalizando 10 semanas no Top 40.
Hall deixou a banda em 1981, formando o Fun Boy Three, e depois, em 1984, o The Colourfield – conhecidas pelo hit ‘Thinking of You’ – antes de seguir carreira solo com dois álbuns nos anos 90. Em 2008 retornou ao The Specials. Seu último trabalho foi “Protest Songs 1924–2012”, disco só de covers do ano passado.
Leave a comment