Bunny Wailer, um membro fundador dos Wailers ao lado de Bob Marley e Peter Tosh, morreu aos 73 anos. De acordo com o Jamaica Observer, Wailer morreu na terça-feira, 2 de março em Kingston, Jamaica. A causa de morte não foi informada, mas Wailer estava com problemas de saúde desde que sofreu um derrame no ano passado.
Wailer nasceu como Neville Livingston em 10 de abril de 1947. Quando criança, morava na paróquia de St. Ann na Jamaica, onde se tornou amigo de Bob Marley.
A amizade cresceu após a morte do pai de Marley em 1955, quando a mãe de Marley foi morar com o pai de Livingston. Em 1963, Livingston e Marley, junto com seu amigo Peter Tosh, mudaram-se para Kingston e formaram um grupo de reggae chamado The Wailing Wailers, ganhando notoriedade na cena local com a música “Slimmer Down”.
Livingston, que acabou adotando o nome Bunny Wailer, é creditado por fornecer as harmonias em muitas das canções dos Wailers e pode ser ouvido em “Dreamland”, “Riding High”, “Brain Washing”, “Keep On Moving”, ” Reincarnated Souls ”, e“ Hallelujah Time ”.
Conforme Bob Marley se tornava cada vez mais popular como frontman do grupo, Wailer viu seu papel diminuir e, depois de se recusar a participar de uma turnê por clubes de aberrações nos Estados Unidos, começando a ir contra seus princípios Rastafari, Wailer acabou deixando os Wailers em 1973.
Wailer obteve sucesso como artista solo com o lançamento de Blackheart Man em 1976. Já na década de 1990, o musicista voltou para suas raízes e ganhou três vezes o Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Reggae. Sua primeira vitória veio em 1991 para Time Will Tell: A Tribute to Bob Marley. Ele conquistou o prêmio novamente em 1995 por Crucial! Roots Classics, e pela terceira vez em 1997 para Hall of Fame: A Tribute to Bob Marley’s 50th Anniversary.
Leave a comment