Home Astros A música perde Elza Soares
AstrosMúsicaNotícias

A música perde Elza Soares

Share
Share

Faleceu nessa quinta-feira (20) às 15h30 a cantora Elza Soares, aos 91 anos. Ela morreu em sua casa no Rio de Janeiro, de causas naturais. Em 60 anos de carreira e 34 discos, Elza lançou canções icônicas como “Canta, Canta Minha Gente“, “Maria da Vila Matilde” e “Façamos (Vamos Amar)“. Um dos maiores nomes da música brasileira, ela foi eleita Voz do Milênio. Também é considerada um exemplo de superação, em uma carreira de altos e baixos que atingiu o auge em plena terceira idade.

Elza Gomes da Conceição iniciou sua carreira no samba no final dos anos 1950. O início veio como parte da cena do sambalanço com “Se Acaso Você Chegasse”, em 1959. Daí, sucederam-se “O samba é Elza Soares” (1961), “Sambossa” (1963), “Na roda do samba” (1964) e “Um show de Elza” (1965).

A década seguinte também trouxe sucessos. Entre eles dois sambas de exaltação a escolas de samba do Rio de Janeiro (ambos de 1974): “Bom Dia Portela” e “Salve a Mocidade”. A escola de Padre Miguel adotou “Salve” como seu hino, e no carnaval de 2020 homenageou Elza com o enredo “Elza Deusa Soares”. Dessa fase também saíram “Pranto livre” (Dida e Everaldo da Viola, 1974) e “Malandro” (Jorge Aragão e Jotabê, 1976).

Nos anos 80 enfrentou o ostracismo e chegou a pensar em desistir da carreira. Pediu ajuda a Caetano Veloso, que logo a convidou para participar de seu álbum “Velô” (1984), na faixa “Língua”, um samba-rap. No ano seguinte, lançou o disco Somos Todos Iguais, que tinha música de Cazuza.

Nos anos 2000, Elza começava a gozar de um status cult e realizou trabalhos que dialogavam com a nova geração. Em 2002 lançou “Do cóccix até o pescoço”. No ano seguinte, gravou um álbum voltado para a música eletrônica,  “Vivo feliz”.

Mas foi com “A mulher do fim do mundo”, de 2015, que a cantora consolidou seu renascimento artístico, aos 85 anos. Com músicas como A Carne, do disco de 2002, e Maria da Vila Matilde (de 2015) foi catapultada ao posto de porta-voz dos direitos das mulheres, do antirracismo e da anti-homofobia, sendo abraçada pelas minorias e apoiadores da diversidade.

 

Seu último disco foi  “Planeta Fome”, de 2019. O título é uma referência à resposta que deu a Ary Barroso no programa de calouros que participou nos anos 50. “De que planeta você vem, menina?”, ele perguntou. E ela respondeu: “Do mesmo planeta que você, seu Ary. Eu venho do Planeta Fome.”

Em junho de 2018 estreou no Rio de Janeiro o musical inspirado na vida de Elza Soares. “Elza”, escrito por Vinicius Calderoni, mostra várias atrizes interpretando diferentes fases da cantora. O musical passou por dezenas de cidades no Brasil, levou mais de 120 mil espectadores aos teatros, e ganhou prêmios, entre eles  o Shell (Melhor Música) e APCA (Melhor Dramaturgia)

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles
CiênciaEducaçãoNotícias

Estudo descobre novo grupo sanguíneo e desvenda mistério meio século

Um mistério que intrigava cientistas há mais de cinco décadas finalmente foi...

CiênciaNotícias

Santa Teresa de Ávila surpreende após exumação

Em um evento que tem intrigado tanto a comunidade religiosa quanto a...

HistóriaNotíciasTecnologia

Google desativa gerador de imagens IA Gemini após comportamento racista

Poucos dias após lançar sua nova inteligência artificial, intitulada Gemini 1.5, o...

EsportesModaNotícias

Após viralizar na Coreia, Guarani prepara camisas ao estilo K-Pop

O Guarani, tradicional clube de futebol de Campinas, está prestes a lançar...

AstrosFilmesNotícias

Brad Pitt vai estrelar último filme de Quentin Tarantino: The Movie Critic

Brad Pitt foi escolhido para estrelar o último filme do renomado diretor...

FilmesNotícias

Sonic 3 anuncia retorno de Jim Carrey como Robotnik

Sonic 3 está de volta com novidades e através das mídias sociais...

FilmesNotícias

Nova Supergirl será vivida por atriz de A Casa do Dragão

O filme “Supergirl: Woman of Tomorrow”, baseado na aclamada série de quadrinhos da...

MúsicaNotíciasTecnologia

Spotify retira músicas de Djavan, John Lennon e outros grandes nomes para protesto dos ouvintes

Canções de grandes nomes da música mundial, entre eles lendas da MPB...