Home Astros Terra de Ninguém (2001), uma crítica inteligente e bem-humorada contra a guerra da Iugoslávia
AstrosCríticasFilmes

Terra de Ninguém (2001), uma crítica inteligente e bem-humorada contra a guerra da Iugoslávia

Share
Share

Bósnia-Herzegóvina durante 1993, na época dos combates entre os dois lados em guerra. Dois soldados de lados opostos no conflito, Nino e Ciki, estão presos na terra de ninguém, enquanto um terceiro soldado se torna uma armadilha viva.

O humor é uma das melhores armas para desmascarar o absurdo de qualquer conflito bélico, pois tira seus protagonistas do pedestal de heróis e mostra o lado mais ridículo da guerra. Não existem bons nem maus, apenas marionetes presos em uma situação extrema que os subjuga e os leva a um confronto inevitável, tão trágico quanto inútil.

Em Terra de NInguém (No Man’s Land), o primeiro longa-metragem do realizador bósnio Danis Tanovic, oferece uma visão tragicômica do conflito nos Bálcãs, um tema espinhoso que já inspirou algumas interessantes propostas cinematográficas como Underground – Mentiras de Guerra (1995), Bela Aldeia, Bela Chama (1996) ou Bem-Vindo a Sarajevo (1997). O filme de Tanovic recebeu diversos prêmios internacionais como o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o Prêmio de Melhor Roteiro em Cannes) e o Oscar de melhor longa-metragem.

O filme trata da história de dois soldados, um bósnio e um sérvio, presos em uma trincheira que está sendo disputada por ambos os lados. São inimigos, mas estão no mesmo buraco e para salvar a pele o melhor é negociar. Tudo se complica pelo fato de haver um terceiro soldado que está deitado sobre uma mina (fabricada nos Estados Unidos) com um mecanismo perverso: não explode ao ser pisado, mas ao ser parado.

Fazendo uso de um discurso duro, mas devastador, Tanovic denuncia o óbvio, o que ninguém defende mas que, no entanto, costuma ser ignorado: a guerra é ruim e absurda (simples assim) e embrutece todos. Aos dois militares e aos seus comandantes militares, mas também às forças internacionais de manutenção da paz, enredadas numa dinâmica burocrática que as impede de resolver até questões menores, ou aos próprios jornalistas que montam um circo mediático -superficial – à volta do tragédia dos outros.

Apoiado em um roteiro sólido e um bom trabalho dos atores, um dos principais sucessos do filme é o choque visual que produz. O cineasta bósnio buscou conscientemente o contraste entre uma paisagem natural de cores vivas durante um longo e claro dia de verão com a loucura e a brutalidade da história que é contada. Tanovic, responsável pelos arquivos cinematográficos do exército bósnio, consegue assim transmitir a sua ideia de que a desarmonia e o ódio gerados pela guerra “não são naturais e não dão solução”. Uma ideia que é sublinhada por cenas e diálogos paradoxalmente cômicos e herdeiros da melhor tradição do humor absurdo:

No entanto, o filme de Tanovic é resolvido com certa grosseria, sem a sutileza crítica necessária para incomodar o espectador. O ridículo dos protagonistas neutros do conflito (jornalistas e capacetes azuis) é muito esquemático, transformando-os em personagens muito planos para lhes dar drama. Alguns dos recursos humorísticos utilizados alimentam-se de estereótipos excessivamente óbvios (como o general acompanhado de uma secretária loira que usa capacete ou os mal-entendidos devido à linguagem) e quando buscam maior intensidade emocional o fazem de forma desajeitada. Mas, de qualquer forma, o humor de guerra é sempre um exercício saudável. E subversivo.

Homenagem Pòstuma : Dunja Klemenc (1943-2023)

Em 1º de janeiro, a produtora de cinema Dunja Klemenc se despediu aos 80 anos. Entre outras coisas, ela recebeu foi premiada com vários trabalhos, mas o mais significativo foi o filme vencedor do Oscar No Man’s Land.

Klemenc criou uma das obras de maior destaque no campo da produção cinematográfica, com seu profissionalismo contribuiu muito para a promoção do cinema esloveno e foi mentora e apoiadora de muitos criadores.Nasceu em 28 de maio de 1943 em Ljubljana. Ela completou sua primeira graduação em pedagogia em Ljubljana e se formou na Faculdade de Artes Dramáticas de Belgrado, com especialização em produção de cinema e televisão. Durante esse tempo, participou de vários longas-metragens, seriados da Television Belgrade e como principal produtora do programa cultural e artístico da Television Novi Sad.

Depois de retornar a Ljubljana, trabalhou primeiro como produtora de cinema na Correspondence Workers ‘University e, em seguida, trabalhou em filmes eslovenos. Por muitos anos, foi produtora do Programa Juvenil da TV Eslovênia, onde co-criou seriados e filmes como Heróis da Quinta Classe, Meu Amigo Arnold, Peter e Petra, Waitapu, Čisto pravi gusar e os seriados Klub klubuk , Periskop e Tok-tok.

Após a aposentadoria, fundou sua própria produtora e continuou seu trabalho de sucesso. Foi produtora ou co-produtora dos filmes Terra de Ninguém (No Man’s Land), Circus Columbia, 11’09”01 – September 11, Some Other Stories, Let It Stay Between Us, Teah, Lilia’s Story, Warchild e Camorra’s Daughter. Entre seus colaboradores estavam cineastas como Danis Tanović, Rajko Grlić, Hanna AW Slak, Ines Tanović, Benjamin Filipović, Franci Slak, Boris Jurjaševič .

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles
CríticasFilmes

Crítica de Coringa: Delírio a Dois: ‘Um trabalho monótono, decepcionante e desnecessário’

Quando o Coringa vai continuar sendo o Coringa? Essa foi a pergunta...

AstrosFilmesNotícias

Brad Pitt vai estrelar último filme de Quentin Tarantino: The Movie Critic

Brad Pitt foi escolhido para estrelar o último filme do renomado diretor...

FilmesTrailersVideos

Back to Black ganha trailer com ascensão e queda de Amy Winehouse

Back to Black, aguardado filme com a história da cantora Amy Winehouse,...

FilmesNotícias

Sonic 3 anuncia retorno de Jim Carrey como Robotnik

Sonic 3 está de volta com novidades e através das mídias sociais...

FilmesNotícias

Nova Supergirl será vivida por atriz de A Casa do Dragão

O filme “Supergirl: Woman of Tomorrow”, baseado na aclamada série de quadrinhos da...

FilmesNotíciasPremiações

Diretor de fotografia indicado ao Oscar esnoba premiação

O reconhecimento da Academia de Cinema dos EUA não parece importar muito...

FilmesTrailersVideos

Monkey Man, colaboração entre Dev Patel e Jordan Peele, ganha trailer!

“Depois de anos de raiva reprimida, Kid descobre uma maneira de se...

AstrosGastronomiaNotícias

Chef brasileira de origem humilde vai comandar a renovação do maior restaurante do Museu do Louvre

Com a missão de comandar a renovação do maior restaurante do Museu...