Home Astros É Difícil Ser Deus (1989) – uma ficção científica não reconhecida do cinema germano-soviético
AstrosClássicosCríticasFilmes

É Difícil Ser Deus (1989) – uma ficção científica não reconhecida do cinema germano-soviético

Share
Share


Disfarçados de habitantes locais, os historiadores da Terra observam secretamente o povo de Arkanar,um planeta ainda que está na Idade Média. Posando como um nobre, um deles vai até o rei em busca de Mita, um dos historiadores desaparecidos que desafiou a política declarada de não envolvimento. Ao encontrá~lo, Anton acaba sendo testemunha da morte do companheiro, assassinado sob o comando de um ofensivo primeiro-ministro. Anton é então ordenado por seus superiores, que estão em um satélite em órbita, para assumir a posição de Mita. Se envolve na intriga da corte e vê o poder crescente de Reba, que inicia uma repressão brutal, prendendo e executando intelectuais e dissidentes. Entre eles, Anton fica perturbado ao descobrir que o descobridor de um telescópio e o construtor da primeira impressora deste mundo foram os alvos.

No final da década de 1980, capitais ocidentais seguiam para os países do Leste Europeu, a fim de desenvolver coproduções que extraíssem talentos do bloco comunista, enquanto se organizavam filmagens mais baratas aproveitando os valores dos locais. Fruto dessa colaboração nasceu o projeto de adaptar É Difícil ser Deus, a primeira obra de Arkadi e Boris Strugatski.

Os irmãos Strugatski foram os mais renomados escritores de ficção científica da União Soviética. Começaram em 1958 e a carreira durou até a morte de Arkady em 1991. Durante esse tempo, produziram muitos trabalhos clássicos que incluem É Difícil ser Deus (Hard to Be a God, 1964), Floresta sem fim (Snail on the Slope, 1966), The Second Martian Invasion (1967), Tale of the Troika (1968), The Dead Mountaineers’ Hotel (1970) e Roadside Picnic (1972), entre outros. Traduzido esporadicamente, alguns foram aclamados, em sua maioria, são ambientados no Noon Universe, um futuro onde a humanidade se espalhou pela galáxia e vive em harmonia benevolente de acordo com os princípios comunistas.

Hard to Be a God é um de seus primeiros romances e aborda como uma sociedade moral elevada confronta e ajuda a elevar sociedades que permanecem presas em um passado bárbaro. Esta foi a primeira de duas versões cinematográficas do livro – mais tarde foi refeita em 2013 por Alexei German (1938-2013), além de uma peça de teatro e um jogo de computador baseado no livro.

A versão de 1980 foi o resultado após discórdia entre os Strugatskis e o diretor da então Alemanha Ocidental, Peter Fleischmann (1937-2021). Os irmãos tiveram dificuldade em trabalhar com Fleischmann e repudiaram o filme após as mudanças que o diretor fez. Isso levou à versão de 2013, onde Boris Strugatski decidiu fazer a adaptação, embora isso em si fosse uma produção carregada de problemas, onde a conclusão do filme se arrastou por treze anos.

É Difícil Ser Deus (1989) é uma obra altamente ambiciosa para a época. Somos lançados em um mundo duramente não sentimental que é uma sociedade medieval bem diferente de qualquer coisa a que estamos acostumados na tela. Se fosse uma produção em inglês, teríamos aqueles figurinos-fantasias de Hollywood e teríamos toda a pompa medieval clichê, cenários de papelão e configurações de câmera padrão que obtemos sempre que os filmes querem representar esse período.

Em vez disso, Fleischmann nos dá um mundo medieval que é ao mesmo tempo familiar, mas muito diferente, menos Cavaleiros da Távola Redonda e mais parecido com o mundo sujo e agitado de algo como Jabberwocky de Terry Gilliam (1977). Os cenários são únicos e diferentes, ms o filme estraga quando abruptamente e anacronicamente um helicóptero moderno faz um sobrevôo. (Dito isso, o filme mantém suas exibições de armadilhas de ficção científica ao mínimo – alguns helicópteros e uma cena estranha voltando para o satélite em órbita. Não é um filme de ficção científica dirigido por hardware e se move principalmente pelo escopo de sua história).

Em essência, É Difícil Ser Deus (1989) é uma história que segue a Primeira Diretriz de Jornada nas Estrelas (1966/9). Teríamos uma história análoga com personagens como Anton/Rumatra reformulados como uma equipe de antropólogos da Federação. De fato, há várias semelhanças entre a história aqui e vários episódios da série.

Em suma, apesar de algumas cenas cheias de ação, a narrativa se arrasta desnecessariamente. O tema básico é rapidamente claro, com clichês, mas é um filme que estimula pela abordagem intelectual, um conto sanguinário sem falta de fundamentos filosóficos.

ONDE ASSISTIR: No Youtube (em inglês).

Homenagem Póstuma: Arnis Licitis (1946-2022)

O ator da Letônia Arnis Līcītis comemorou seu 76º aniversário em 8 de janeiro.e alguns dias depois, mais precisamente no dia 21 de janeiro faleceu. Estudou em Riga e entrou na Faculdade de Teatro do Conservatório Estadual, trabalhou em vários teatros como no Drama Theatre, Valmiera Theatre, Jaunatnes e Russian Drama Theatres. Começa a trabalhar no cinema em 1965, e atuou em cerca de 150 filmes diferentes, como este scifi que trouxemos para conhecimento.

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles
CríticasFilmes

Crítica de Coringa: Delírio a Dois: ‘Um trabalho monótono, decepcionante e desnecessário’

Quando o Coringa vai continuar sendo o Coringa? Essa foi a pergunta...

AstrosFilmesNotícias

Brad Pitt vai estrelar último filme de Quentin Tarantino: The Movie Critic

Brad Pitt foi escolhido para estrelar o último filme do renomado diretor...

FilmesTrailersVideos

Back to Black ganha trailer com ascensão e queda de Amy Winehouse

Back to Black, aguardado filme com a história da cantora Amy Winehouse,...

FilmesNotícias

Sonic 3 anuncia retorno de Jim Carrey como Robotnik

Sonic 3 está de volta com novidades e através das mídias sociais...

FilmesNotícias

Nova Supergirl será vivida por atriz de A Casa do Dragão

O filme “Supergirl: Woman of Tomorrow”, baseado na aclamada série de quadrinhos da...

FilmesNotíciasPremiações

Diretor de fotografia indicado ao Oscar esnoba premiação

O reconhecimento da Academia de Cinema dos EUA não parece importar muito...

FilmesTrailersVideos

Monkey Man, colaboração entre Dev Patel e Jordan Peele, ganha trailer!

“Depois de anos de raiva reprimida, Kid descobre uma maneira de se...

AstrosGastronomiaNotícias

Chef brasileira de origem humilde vai comandar a renovação do maior restaurante do Museu do Louvre

Com a missão de comandar a renovação do maior restaurante do Museu...