Godzilla Minus One superou as melhores expectativas e estreou nos cinemas dos Estados Unidos com 11 milhões de dólares, um marco inédito para um filme japonês no país.
O filme também é o primeiro filme em língua estrangeira em 19 anos a liderar a bilheteria nos EUA. O último filme internacional a conquistar o primeiro lugar do ranking havia sido Herói, em 2004, estrelado por Jet Li e dirigido por Zhang Yimou.
Godzilla Minus One
O filme japonês de kaiju, Godzilla Minus One, escrito e dirigido por Takashi Yamazaki, é o 37º filme da franquia Godzilla e o quinto filme da era Reiwa. O filme foi produzido pelos estúdios Toho e Robot Communications e distribuído pela Toho.
O filme estreou no Japão em 3 de novembro de 2023, data que coincide com o lançamento do primeiro filme de Godzilla em 1954, para celebrar o 70º aniversário da franquia.
Godzilla Minus One se passa no Japão pós-guerra e lida com a emergência de Godzilla. O filme é estrelado por Ryunosuke Kamiki, Minami Hamabe, Yuki Yamada, Munetaka Aoki, Hidetaka Yoshioka, Sakura Ando e Kuranosuke Sasaki.
O filme é uma homenagem ao filme original de Godzilla de 1954, que se passa no Japão pós-guerra. O título do filme, Godzilla Minus One, é uma referência a esse período, quando o Japão estava se recuperando da Segunda Guerra Mundial e tentando reconstruir sua economia. O filme explora como o Japão lidou com a emergência de Godzilla durante esse período.
O diretor Takashi Yamazaki escreveu o roteiro do filme ao longo de três anos, tomando influência do filme original de Godzilla de 1954, Godzilla, Mothra e King Ghidorah (2001), Jaws (1975) e os filmes de Hayao Miyazaki. Yamazaki já havia retratado Godzilla em Always: Sunset on Third Street 2 (2007) e em um passeio de parque de diversões em 2021 em Seibu-en
O filme tem duração de 125 minutos e tem um orçamento de US$ 15 milhões. Godzilla Minus One recebeu aclamação da crítica e arrecadou US$ 43,6 milhões nas bilheterias. O filme recebeu quatro indicações no 48º Hochi Film Awards, com Yamazaki ganhando o prêmio de Melhor Diretor, e é finalista para Melhores Efeitos Visuais no 96º Oscar.
Leave a comment