O ator e comediante Bob Saget, conhecido por sua atuação na série Três é demais, morreu por traumatismo craniano, aos 65 anos. Ele foi encontrado em um quarto de um hotel em Orlando, na Flórida, no dia 9 de janeiro, mas a causa da morte só foi revelada pela família um mês depois. As autoridades legistas concluíram que Saget bateu a nuca em alguma coisa e posteriormente morreu da lesão durante o sono. Nós, do Ambrosia, fizemos uma homenagem ao ator, tratando de sua vida e carreira.
Robert Lane Saget nasceu em 1956 na Pensilvânia. De origem judia, seu pai, era um executivo de supermercado, adepto de piadas sujas, que não tinha medo de compartilhar com seu filho caçula. Em suas memórias, o ator escreveu “Minha família viu tanta morte e drama ao longo dos anos, era como se estivéssemos sempre esperando a próxima tragédia chegar“. A resposta para toda aquela tragédia foi a comédia, que Saget abraçou muito jovem.
Durante os anos de Ensino Médio, em Los Angeles; Saget pedia à mãe para levá-lo a uma casa de repouso local para que pudesse passar um tempo com um de seus heróis cômicos, Larry Fine (1902-1975) dos Três Patetas, ouvindo suas histórias. Terminou os estudos e seria um médico, mas uma professora de inglês viu seu potencial criativo e o incentivou a buscar uma carreira no cinema.
Estudos
Entrou para a escola de cinema da Temple University, onde começou a fazer stand-up, mas era bastante aplicado, ganhando até um prêmio de mérito no Student Academy Awards, em 1978, por seu documentário “Through Adam’s Eyes” (foto acima). Começou a se apresentar em clubes de comédia em Nova Iorque, ainda estudante da Temple.
Se formou em 1978 como bacharel em artes e já se preparando a se especializar, Saget voltou para Los Angeles, com a intenção de obter seu mestrado em cinema na USC, mas continuou fazendo stand-up. Frequentando a Comedy Store da Mitzi Shore (1930-2018) conheceu vários comediantes como David Letterman (1947), Jay Leno (1950), Kevin Nealon (1953), Sam Kinison (1953-1992) e Jim Carrey (1962), estudando suas apresentações, enquanto trbalhava por conta própria. Até que entrou na turnê do cantor Kenny Loggins (1948), abrindo o show do mesmo.
Mas foi entre 1984-1985 que sua carreira começou, no programa da HBO The 9th Annual Young Comedians Special, apresentado por Rodney Dangerfield (1921-2004), que logo se tornou um mentor para o jovem comediante.
Carreira
Fez ‘bicos’ em várias séries de televisão até entrar em 1987 no The Morning Program (CBS) (foto acima), com Rolland Smith (1941), Mariette Harley (1940) e Mark McEwen (1954).
Logo entraria no elenco de Três É Demais (Full House, 1987-1995) como Danny Tanner, um locutor de esportes que perdeu a esposa se vê em apuros para criar as três filhas: a adolescente D.J. (Candace Cameron Bure, 1976), a pequena Stephanie (Jodie Sweetin, 1982) e Michelle (Mary-Kate e Ashley Olsen, 1986) ainda bebê. Por isso, pede a ajuda do cunhado roqueiro, Jesse (John Stamos, 1963) e do melhor amigo, o comediante Joey (Dave Coulier, 1959).
Os dois vão morar na sua casa e, com o passar do tempo, aprendem a conviver com as maluquices e responsabilidades de uma família tão incomum, fortalecendo os laços que os manterão juntos por muitos anos. Um seriado que se tornou um sucesso entre os telespectadores, por aqui passou na Globo (tardes de sábado, manhãs de domingo e na TV Colosso), no SBT e no Warner.
Saget em 1987 estrelou o filme de Richard Pryor, Condição Crítica, como um médico sob o comando do vigarista que se passa como o novo diretor do hospital, durante uma crise.
Em 1989, Saget se tornou apresentador do America’s Funniest Home Videos, que ocupou até 1997. O show trazia vídeos caseiros de todo o país, antecipando o TikTok de hoje em dia. Após esse dois programas participou de várias séries como convidado especial.
Os anos 2000
Em 2001, Saget assumiu outro papel de pai viúvo, o Matt Stewart de Raising Dad no The WB; coestrelou com Kat Dennings (1986) e Brie Larson (1989).
Foi a voz do futuro Ted Mosby, que narrou o seriado da CBS How I Met Your Mother, em suas nove temporadas (2005-2014) e participou de várias séries e dublagens para animações, de Madagascar (2005) a Lei & Ordem (2006). Foi o apresentador do game show da NBC 1 vs. 100 de 2006 a 2008 e fez uma paródia de si mesmo em Entourage: Fama & Amizade (2005-2008).
Em 2009 mais um sitcom na carreira, Surviving Suburbia, interpretando um pai no mais venerável dos formatos de sitcom, a comédia familiar. E seguiu em um trabalho na Broadway, após o fim da série. E entrou na era do reality show, com o seu Stranger Days (2010), onde vivia em diferentes atividades, documentando suas aventuras de maneiras inusitadas.
Voltou ao stand-up, viajando pela Austrália e os EUA., até reprisar seu papel como Danny Tanner em quinze episódios da série de sequências de Full House, Fuller House (2016-2020, Netflix), incluindo a estreia e o final da série. Apresentações especiais, game shows, palestrante, podcash e shows de humor foram seus últimos trabalhos.
Em 2021, competiu na quarta temporada de The Masked Singer e participou de um último filme, Killing Daniel, antes de entrar em mais uma temporada de shows de stand-up pelo país, que culminou em sua perda prematura. Deixou três filhas Aubrey (nascida em 1987), Lara Melanie (nascida em 1989) e Jennifer Belle (nascida em 1992) e a esposa a atriz Kelly Rizzo. Antes era casado com Sherri Kramer Saget.
Seu último trabalho foi a participação no clip do cantor de rap Desiigner, abaixo:
Descanse em paz, Bob “Danny” Saget. Você representou um pai ideal para muitos.
Leave a comment