Se nas décadas de 1960 e 1970 Paul esteve ocupado sendo membro de uma banda e não teve muito tempo para sua carreira solo, dos anos 1980 em diante ele aproveitou a “liberdade” de ser um artista solo e fez alguns ótimos duetos.
Conheça os principais (em ordem cronológica de lançamento).
Duetos
Com Michael Jackson (1982/1983) — Paul e Michael gravaram três canções, sendo que a última a ser registrada, “The Girl is Mine”, foi a primeira a ser lançada. Ela foi o primeiro single do álbum “Thriller”.
As outras duas canções, “The Man” e “Say Say Say” foram lançadas um ano depois no álbum “Pipes of Peace”, de Paul.
Com Stevie Wonder (1982) — Durante as sessões do álbum Tug of War, Paul recebeu Stevie Wonder para gravar a canção “Ebony and Ivory“, que Macca havia composto por volta de 1975.
Eles aproveitaram para gravar outra, “What’s That You’re Doing?“. Ambas entraram no disco de Paul.
Com Carl Perkins (1982) — Tug of War foi um álbum cheio de participações. Carl Perkins foi outro grande nome a participar do disco, gravando com Paul a canção “Get It“.
Com Johnny Cash (1988) — “New Moon Over Jamaica” já foi citada nessa série de textos sobre os 80 anos de Paul McCartney, mas a música é tão boa que merece ser repetida.
Com Elvis Costello (1989) — A parceria entre Paul e Elvis Costello rendeu ótimas músicas, mas apenas um dueto: “You Want Her Too“, incluída no álbum Flowers in the Dirt.
Com Carl Perkins (1996) — Escrita por Perkins e gravada durante as sessões do álbum Tug of War, na Ilha de Montserrat, “My Old Friend” demorou 15 anos para ser lançada. Paul sempre achou que a letra da canção lembrava John Lennon.
A faixa faz parte do álbum Go Cat Go, de Perkins.
Com Lulu (2002) — Em 2002 a cantora Lulu (“To Sir With Love”) decidiu gravar um álbum de duetos e Paul foi um dos convidados. Na verdade, Lulu usou a base da canção “Let ’em In” para o dueto.
Com Brian Wilson (2004) — Juntar dois gênios como Brian Wilson e Paul McCartney sempre foi um sonho. Pena que a canção “A Friend Like You“, do álbum do eterno líder dos Beach Boys Gettin’ in Over My Head, tenha ficado devendo.
O álbum foi retirado das plataformas de streaming e do YouTube. Portanto, para ouvir a canção uma das únicas alternativas é aqui no Ambrosia.
Com George Michael (2006) — “Heal the Pain” foi um sucesso de George Michael em 1991. Em 2005, o cantor disse que iria gravar uma versão da canção com Paul. Ela só foi lançada em 2006, como parte da coletânea Twentyfive.
Com Tony Bennett (2006) — O astro norte-americano, já aos 70 anos, gravou um álbum de duetos — Duets: An American Classic — e convidou Paul para dividir os vocais em “The Very Thought of You”, escrita e gravada por Ray Noble em 1934.
O clipe, gravado em Abbey Road, é um absurdo de elegância, mostrando os astros gravando a canção.
Com George Benson e Al Jarreau (2006) — Uma daquelas participações inesperadas. Segundo George Benson, ele a Al Jarreaou (que dividiram uma noite na primeira edição do Rock in Rio) estavam gravando um álbum e souberam que Paul também estava no mesmo complexo gravando. Ele apareceu para conhecer Al e disse que voltaria para gravar a canção se tivesse tempo. Ele teve e gravou “Bring it on Home to Me” em apenas um take.
No piano elétrico estava um certo Abraham Laboriel (pai do atual baterista da banda de Paul) e na percussão, o brasileiro Paulinho da Costa.
Com os Hollywood Vampires (2015) — A banda formada por Alice Cooper, Johnny Depp e Joe Perry estava gravando um álbum e, entre as canções escolhidas estava uma versão de “Come and Get It“, que Paul havia dado para o Badfinger nos anos 1960.
Caridade
Paul sempre esteve envolvido em causas dos direitos animais e em projetos para ajudar os menos favorecidos e evitar os horrores das guerras.
Concerts for the People of Kampuchea (1981) – O concerto para o povo do Cambodja, realizado em dezembro de 1979, em Londres, reuniu vários astros para ajudar a UNICEF a enviar dinheiro e ajuda para o país asiático.
Paul e os Wings, além do supergrupo Rockestra, aparecem no álbum em seis faixas: “Got to Get You Into My Life“, “Every Night“, “Coming Up“, “Lucille“, “Let It Be” e “Rockestra Theme“.
The Prince’s Trust 10th Anniversary Birthday Party (1986) – Depois de anos longe dos palcos, a não ser por uma breve aparição no Live Aid, Paul iniciou uma retomada dos shows ao vivo com essa aparição ao lado de nomes como Dire Straits, Phil Collins, Elton John, Tina Turner e Rod Stewart. O álbum continha a canção “Get Back” e trazia um single com as canções “Long Tall Sally” e “I Saw Her Standing There“.
Knebworth: The Album (1990) — Organizado por duas organizações para ajudar crianças com necessidades especiais, o show (e álbum) contou com as presenças de Tears for Fears, Genesis, Robert Plant, Phil Collins, Dire Straits, Eric Clapton, e Pink Floyd. Paul aparece no álbum com “Coming Up” e “Hey Jude”.
Smokin’ Mojo Filters (a.k.a. “Paul Weller & Friends”) (1995) — A banda formada por Paul Weller, Steve Cradock, Damon Minchella e Noel Gallagher, gravou um disco para angariar fundos para a organização Warchild. Paul aparece em uma versão de “Come Together“.
Music for Montserrat (1997) – A olha caribenha destruída por um furacão foi o lar da criação de vários grandes discos dos anos 1980. George Martin organizou um concerto para ajudar o povo da ilha.
Lá estava Paul e sua eterna “Hey Jude”.
The Concert for New York City (2001) – Macca ajudou a organizar ese concerto para as vítimas do 11 de setembro. Um álbum duplo foi lançado e Paul aparece em quatro faixas: “I’m Down“, “Yesterday“, “Let It Be” e “Freedom“.
Como essa parte ficou muito grande, na próxima teremos os artistas já tiveram a honra de participar dos álbuns de Paul McCartney.
Leave a comment