Faleceu nessa quarta-feira, 9 de agosto, em Los Angeles, Robbie Robertson, guitarrista e um dos fundadores da The Band. O músico estava com 80 anos passava por um tratamento contra uma doença não divulgada.
“Robbie estava cercado por sua família no momento de sua morte, incluindo sua mulher, Janet, sua ex-mulher, Dominique, seu parceiro Nicholas e seus filhos Alexandra, Sebastian e Delphine”, afirmou o comunicado do empresário de Robertson, Jared Levine (via G1).
O The Band mesclava rock, country e blues e ficou conhecido por sucessos como ‘The Weight’, ‘Up On Cripple Creek’ e ‘The Shape I’m In’. O músico deixou a banda em 1976, seguindo carreira solo, sendo indicado cinco vezes ao Grammy.
Antes de sair da Band, o guitarrista preparou um evento de despedida com os integrantes, que contou com a participação de músicos como Eric Clapton, Bob Dylan e Ringo Starr, músicos com quem ele trabalhara. O show foi gravado por Martin Scorsese e, depois, se tornou o longa documental “The Last Waltz”, de 1978, considerado um dos melhores documentários musicais já feitos.
Recentemente, Robertson completou seu 14º projeto musical na trilha de “Killers of the Flower Moon”, o mais recente filme de Scorsese, de quem o músico se tornou colaborador frequente depois do lançamento de “Last Waltz”. O ex-The Band trabalhou nas trilhas de “Cassino”, “Os Infiltrados” e “Gangues ode Nova York”, entre outros, e forneceu supervisão musical para “Ilha do Medo”, “O Lobo de Wall Street” e “Silêncio”.
Leave a comment