Mickey Mouse cairá em domínio público a partir de 2024

O que muda para o principal ícone da Disney?

Em 1º de janeiro de 2024, Mickey Mouse cai em domínio público. Como o primeiro curta-metragem animado do personagem, Steamboat Willie, completa 95 anos no próximo ano, e esta é a data-limite para propriedades intelectuais caírem em domínio público segundo as leis de direitos autorais dos Estados Unidos, o principal ícone do Walt Disney Studios poderá ser usado sem reivindicações de direitos autorais. 

Essa lei já foi alterada duas vezes, em 1976 e em 1998, devido aos esforços da Walt Disney Company, justamente para manter o controle total sobre o seu personagem mais famoso. Até o momento, não foram feitos esforços nessa direção, mas a possibilidade ainda está em aberto.

Contudo, é importante salientar que apenas a versão do ratinho vista em Steamboat Willie estará em domínio público. As demais versões, além de obras que incluem o personagem, continuam sob domínio da Disney.

Portanto, não será possível um uso deliberado de Mickey Mouse, a exemplo de Ursinho Pooh, que ganhou até uma versão slasher neste ano, “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”. Em 2007, uma versão do curta passou a ser utilizada como o logotipo da Walt Disney Company Animations, como forma de afirmar que a empresa teria pleno controle sobre a marca.

Steamboat Willie (ou O Vapor Willie, em português) é um curta-metragem de animação americano de 1928 dirigido por Walt Disney e Ub Iwerks. Produzido em preto e branco pelos estúdios Walt Disney e lançado por Pat Powers sob o nome de Celebrity Productions, o desenho é considerado a estreia de Mickey e Minnie Mouse, embora ambos os personagens tenham aparecido alguns meses antes em uma exibição de teste de Plane Crazy. Steamboat Willie foi o terceiro filme de Mickey a ser produzido, mas foi o primeiro a ser distribuído, porque Disney, após assistir a “The Jazz Singer”, comprometeu-se a produzir um dos primeiros desenhos animados com som totalmente sincronizado, e foi também um dos primeiros a apresentar uma trilha sonora totalmente pós-produzida.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *