Campeã de maratonas é suspensa por ter pegado ‘carona’ em carro durante prova

Uma notícia no mínimo estranha. A maratonista escocesa Joasia Zakrzewski foi punida com um ano de suspensão de suas atividades profissionais por ter pegado “carona” em um carro, durante uma prova no último mês de abril.

A farsa foi descoberta através de detectores instalados pelos organizadores da corrida GB Ultras 2023, entre Manchester e Liverpool. Segundo a tecnologia constatou, a atleta correu parte da prova em velocidade superior a 56 km/h.

Antes do anúncio da punição, ela afirmou ter “completado a prova de forma não competitiva”. Ainda assim, suas ações durante a corrida foram severamente criticadas.

“Ela recolheu seu troféu ao final da corrida, algo que não deveria ter feito ao finalizar a corrida de forma ‘não competitiva”, afirmaram as autoridades esportivas. “Ela também não devolveu o troféu na semana seguinte à prova. Mesmo que estivesse sofrendo de confusão mental pela corrida, ela teve uma semana para assumir suas ações e devolver o troféu, o que não fez”.

A corredora Zakrzewski possuí grandes feitos esportivos no currículo. Em fevereiro de 2023 ela venceu a ultramaratona de Taipei, Taiwan, correndo 411,5 km em 48 horas. Ela venceu medalhas de prata, em 2011, e bronze, em 2014 e 2015, por suas participações no IAU World 100k Championship. Em 2020 ela venceu uma corrida de 236 km na Austrália.

Com informações via G1.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *